A festa de premiação aconteceu no Palácio das Convenções do Anhembi sob o comando do governador José Serra e do secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano. A apresentação do cerimonial esteve a cargo da jornalista Rosana Jatobá, que apresenta a previsão do tempo em diversos telejornais da Rede Globo. Inúmeros prefeitos e interlocutores do projeto Município Verde Azul, de 270 cidades do estado participaram do encontro.
Ao todo 156 cidades receberam a certificação. Os municípios tiveram o seu desempenho avaliado em dez diretivas que regem o projeto: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente. O evento teve a presença de 270 prefeitos de todo o Estado. "A questão ambiental vem avançando muito aceleradamente graças ao trabalho que fizemos desde o início do Governo, com a criação do programa Município Verde, que depois virou Município Verde Azul", disse o governador José Serra.
A nota média das cidades passou de 51,5 em 2008 para 62,6 em 2009. Além disso, o número de orgãos ambientais nos municípios saltou de 182 em 2007 para 455 em 2009. No mesmo período, os Conselhos Municipais do Meio Ambiente passaram de 236 para 490.
O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, falou sobre a avaliação das cidades durante o evento e sobre o aumento de 254% no número de certificações. Graziano também confirmou as prioridades da secretaria para 2010. Segundo ele, os investimentos estarão focados em educação ambiental, coleta seletiva de lixo e arborização urbana.
Lançado em junho de 2007, o projeto tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Em 2009, os 645 municípios do Estado de São Paulo aceitaram o desafio e foram avaliados pela equipe do Projeto, obtendo uma nota, que varia de zero a 100. As localidades que obtiveram nota acima de 80 receberão o certificado de Município Verde Azul. Os municípios com melhor avaliação terão prioridade na obtenção de recursos junto ao governo de São Paulo. Em 2009, o estado investiu R$ 20 milhões no setor ambiental. Para 2010, a cifra chegará aos R$ 53 milhões.
A expectativa de melhores desempenhos neste ano se deu não apenas pela total adesão dos municípios paulistas, mas também pelo envolvimento de diversos setores da sociedade no Projeto. A primeira grande movimentação foi a capacitação das lideranças municipais - prefeitos, vices e interlocutores do Projeto - que teve como objetivo a preparação técnica destas lideranças para a elaboração do plano de ação municipal, que é um instrumento pelo qual o município faz um diagnóstico da sua situação local, planeja as suas ações ambientais e aponta as dificuldades que a cidade apresenta em atingir as metas relativas às 10 diretivas. Em 16 encontros foi possível reunir mais de três mil pessoas, entre elas 398 prefeitos e 116 vices.
Além do prefeito José Benedito Ferreira, participaram da entrega do certificado o chefe de gabinete do município, Ronaldo Blezins de Araújo, e o interlocutor do Município Verde Azul na cidade, João Emilio de Almeida. “Estamos muito felizes com esse prêmio, que nada mais é que o resultado de uma política séria e bem estruturada neste setor. Já há alguns anos estamos realizando ações importantes de preservação, como a melhoria nas condições do nosso aterro sanitário, e recentemente pudemos transformar em lei um pacote de projetos ambientais a Agenda Verde – Campina 18 que irá garantir a continuidade desse programa de grande amplitude, agora premiado em esfera estadual”, comemorou Zé Dito.