Na platéia, diretores de departamento, lideranças, autoridades locais, vereadores, populares e imprensa. Também participaram do encontro os pesquisadores selecionados para atuar no trabalho de campo. “Está sendo muito gratificante para nós estudantes termos esta oportunidade. Não somente de aplicar os conhecimentos aprendidos nos cursos técnicos ou universidades, mas principalmente para conhecer nosso município a fundo ajudando a Prefeitura a planejar o seu futuro”, argumentou o estudante, Douglas de Lima Borba, de 16 anos, um dos selecionados para atuar como recenseador.
As entrevistas foram iniciadas na quarta-feira, 2. Os pesquisadores estão visitando todas as casas do município, incluindo as situadas na zona rural. Entre os temas pesquisados estão: estrutura familiar, campo de trabalho, dados sobre habitação e infra-estrutura, serviço de saneamento básico, coleta e separação de lixo, adesão aos programas sociais, serviço de saúde e sistemas de informações.
O objetivo da Prefeitura é justamente fazer um raio-x da cidade, para que ações, melhorias e projetos possam ser implementados seguindo a real e atual situação econômica e social do município. “Nada melhor do que um estudo completo e detalhado, para que os nossos cidadãos possam orientar nossas ações à frente do Executivo numa data tão especial quanto os 18 anos da nossa cidade. Justamente por isso, conclamamos a toda nossa população, que responda ao questionário com total veracidade para que possamos ter um retrato claro do nosso presente e projetarmos o futuro com o qual todos nós sonhamos”, comentou o prefeito Zé Dito.
Ciclo de obras
O chefe do Executivo de Campina do Monte Alegre aproveitou o encontro para apresentar a população as obras já relacionadas para 2010, que fazem parte do pacote comemorativo dos 18 anos da cidade. As melhorias, fruto de investimentos solicitados junto aos governos federal ou estadual, ou por fonte de recursos próprios ou contrapartidas municipais, superam a cifra dos R$ 10 milhões. “Trata-se de um investimento nunca antes realizado na cidade. É como se tivéssemos dois orçamentos públicos em um único ano. Estávamos preocupados em oferecer pelo menos 18 grandes realizações à nossa cidade, mas já chegamos a 36, queremos brindar esse grande feito com toda a população de nosso município, num ano de festa, alegria, celebrações e muito trabalho”, finalizou Zé Dito.