A ação foi coordenada pelas equipes do Programa Saúde da Família, que durante toda semana percorreram as residências para conscientizar a população sobre os focos de criadouros do mosquito e também sobre a gincana. No sábado, os moradores levaram à Praça da Matriz todos os objetos e utensílios que pudessem acumular água e servir de criadouro para o mosquito. As famílias que mais coletaram esse tipo de material receberam prêmios. Todo lixo foi pesado e coletado por um trator disponibilizado pela Prefeitura. Mais de uma tonelada foi arrecadada. O material seguiu para o aterro sanitário e já está sendo disponibilizado para agentes de reciclagem.
Na pesagem do lixo, Mateus Aparecido de Paula foi o primeiro colocado, conseguindo coletar 270 quilos. Gabriel Henrique Leme de Almeida foi o segundo, mas somente no desempate, já que conseguiu arrecadar os mesmo 270 quilos. Os dois primeiros colocados, juntos, conseguiram coletar mais de meia tonelada. A estratégia foi fazer uma limpeza na borracharia de Ronaldo Ferreira, o Alemão Borracheiro, e arrecadar garrafas descartáveis nas residências da cidade. “Foi muito legal ter participado. Além de ganhar os prêmios, aprendi que no lixo que acumula água acaba aparecendo dengue. Agora, a borracharia do meu pai está limpinha. Não tem mais perigo”, comentou o campeão.
Milena Cristina Spina Machado ficou com a terceira colocação, com 85 quilos, Rikelmer Lucas Silva Garcia, o quarto colocado, com 76 quilos, e Jeferson Aleixo Machado Junior, o quinto, com 40 quilos. Os 11 primeiros lugares receberam uma cesta-básica como prêmio, além de brindes como bolas, bonés e camisetas doados pelo comércio local.
A programação também teve jogos esportivos, brincadeiras e apresentações artísticas para as crianças, sempre com foco na educação para o combate à dengue. Na gincana de perguntas e respostas, Caio Peres Pereira Fujita foi o ganhador. Ele também participou animado de um teatro onde improvisou asas do mosquito da dengue com galhos de árvores da praça. “Foi um verdadeiro show de talentos. Realmente muito divertido e principalmente educativo. O mais importante é que esse evento serviu para conscientizar a população, sobre os perigos do acumulo de objetos como pneus e garrafas”, lembrou a diretora da Vigilância Sanitária, Norma di Pietro.
O prefeito José Benedito Ferreira, Zé Dito, destacou a importância das ações de saúde preventiva realizadas no município e enfatizou o trabalho e o engajamento dos agentes do Programa Saúde da Família – PSF. “Devemos parabenizar mais essa iniciativa que surgiu como proposta dos próprios agentes e enfermeiros, ganhou apoio na direção do Departamento, em todo o Executivo, e ganhou a cidade com uma participação destacada, especialmente das crianças que são agentes multiplicadores e conscientizadores de suas próprias famílias”, finalizou.