segunda-feira, 12 de julho de 2010

Semana do Meio Ambiente mobiliza alunos da rede municipal


Em 2009, Campina do Monte Alegre recebeu o certificado do Município Verde Azul, como uma das principais cidades do estado no quesito preservação ambiental, resultado de uma política eficiente no setor que implementou diversas ações voltadas à sustentabilidade e à preocupação ecológica. No mês passado, a cidade realizou mais uma atividade dando continuidade a este projeto. Alunos da rede pública municipal participaram de uma programação especial da Semana do Meio Ambiente.
Alunos de várias séries tiveram na escola municipal atividades educativas e de conscientização, com orientações e aulas específicas sobre o tema. Porém, a principal atração foi a aula aberta onde os estudantes puderam realizar o plantio de árvores nativas. Ao todo, 700 mudas foram plantadas na área de preservação permanente, que pertence à Associação Capuava – Clube de Campo local.
A ação é fruto de uma parceria entre os departamentos municipais de Educação e Meio Ambiente, da coordenação local do projeto Município Verde Azul, além da Votorantim Celulose e Papel, que doou os exemplares nativos. A Guarda Civil Municipal também participou da iniciativa. “Somamos esforços para que junto possamos aprofundar a consciência ecológica em nossas crianças e para ampliar as várias ações realizadas em benefício do meio ambiente em nossa cidade”, lembrou João Emílio de Almeida, coordenador do Município Verde Azul em Campina do Monte Alegre.
Além de educativa, a Semana do Meio Ambiente foi responsável pela segunda etapa do projeto de arborização do município que vem sendo colocado em prática pela Prefeitura, desde maio, com a realização do Projeto Cidade Limpa, em parceria com a TV TEM. O próximo plantio deverá acontecer no mês de setembro. Ao todo, 12 mil mudas nativas serão plantadas no município em 2010.
O prefeito José Benedito Ferreira, Zé Dito, lembrou os importantes avanços alcançados por Campina do Monte Alegre, no setor do Meio Ambiente. “Conseguimos resolver problemas sérios que se arrastavam já há algum tempo como é o caso do aterro sanitário, que recebeu nota 8,7 no quesito gestão; destinação final do lixo hospitalar, resíduos de ossos de animais gerados pelas casas de carnes e açougues, coleta de pneus, embalagens de agrotóxicos e defensivos agrícolas, além da coleta de pilhas, baterias e cartões magnéticos que começaremos neste segundo semestre de 2010. Estamos prestes também a iniciar a nossa coleta seletiva de lixo, fato importantíssimo que dará novo salto de qualidade para nosso setor que, acompanhado de ações educativas e de conscientização, especialmente voltados aos nossos estudantes, coloca Campina do Monte Alegre definitivamente no rumo da sustentabilidade”, finalizou.

Buscar no Site