segunda-feira, 5 de julho de 2010
Jovens recebem Certificado de Dispensa de Incorporação
Mais de 100 pessoas acompanharam no último dia 27 de maio, a solenidade de entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação, evento realizado no Ginásio de Esportes, de Campina do Monte Alegre. Na ocasião, 48 jovens do município receberam oficialmente do exército brasileiro as respectivas dispensas de suas obrigações militares.
Várias autoridades estiveram presentes ao evento, entre eles o segundo tenente do exército, Uiltron Canedo de Goes, o comandante da Guarda Civil Municipal, Antônio Cláudio Franco Araújo, a escrivã Nadir Aleixo (representante da Polícia Civil), o soldado Mendes (representante da Polícia Militar), além dos vereadores Sueli Ferreira dos Santos e Mauro Jacinto da Costa (presidente da Câmara Municipal), e do chefe de gabinete da Prefeitura de Campina do Monte Alegre, Ronaldo Blézins de Araújo, que participou do ato representando o prefeito José Benedito Ferreira, Zé Dito.
Em seu pronunciamento Ronaldo Araújo lembrou a importância do serviço militar e a representatividade desse momento para todo cidadão brasileiro. “Ao longo dos anos, o Exercito brasileiro vem mostrando que sua maior batalha é pela paz. E que estar atento e vigilante é a melhor maneira de pacificar, de pregar a irmandade entre os povos e a igualdade de direitos, independentemente de características sociais, antropológicas, religiosas, étnicas, raciais ou de quaisquer outras formas”, argumentou.
O Certificado de dispensa de incorporação (CDI) é um documento que comprova que um determinado cidadão brasileiro se alistou em alguma força armada, porém, foi dispensado de incorporação tendo em vista suas situações peculiares ou por excederem as possibilidades de incorporação existentes.
O documento de alistamento militar é fundamental e obrigatório no Brasil para todos os cidadãos do sexo masculino. No momento em que é formulado o pedido de passaporte, por exemplo, a Polícia Federal solicita informações sobre a documentação militar (atestado de desobrigação militar, atestado de situação militar, carta patente, carta ou carteira de identidade militar, certidão de situação militar, certificado de alistamento militar, certificado de dispensa de incorporação, certificado de isenção, certificado de reservista e provisão de reforma e outros).
Zé Dito também comentou a cerimônia e destacou sua importância. “Trata-se de um momento muito importante para estes jovens que são o futuro de Campina do Monte Alegre e do estado de São Paulo, servirão com dignidade o Brasil, ajudando a modelar o futuro com o qual todos nós sonhamos”, finalizou.