segunda-feira, 5 de abril de 2010

Prefeitura abre concurso para escolha do hino oficial da cidade


Um motivo a mais para a comemoração dos 18 anos de Campina do Monte Alegre. Em maio, mês do aniversário, a cidade escolherá seu hino oficial. A notícia foi repercutida esta semana pela Prefeitura local. No decreto 290, o prefeito José Benedito Ferreira, Zé Dito, lembra que o município ainda não dispõe de hino, não havendo partituras, registros formais ou conhecimento popular de sonata alusiva à cidade e suas características históricas, sociais e antropológicas, e que a oportunidade e o contexto psicossocial da municipalidade campinomontealegrense enseja a instauração de tal elemento dístico.
Para tanto, a Prefeitura promove um concurso para a escolha de letra, do qual poderá participar qualquer pessoa, independente de sexo, etnia, residência, idade ou formação cultural, religiosa ou política.
As inscrições estarão abertas no período de 5 de abril a 5 de maio de 2010,
na Casa da Cultura mediante os seguintes documentos: ficha de Inscrição devidamente preenchida, letra do hino (5) cópias – com opção de apresentação de sugestão de melodia -, Declaração de cessão de direitos autorais ao município (que deverá ser posteriormente registrada em cartório em caso da obra ser vitoriosa).
Uma comissão julgadora, especialmente nomeada e composta de pessoas com formação musical, literária, artística e histórica, escolherá as 5 melhores letras para apresentação pública, com local e data a ser fixada pela comissão organizadora, quando então, se fará a escolha da composição que será oficializada como Hino de Campina do Monte Alegre. A pré-seleção acontecerá no dia 6 de maio de 2010.
Uma das novidades da etapa de seleção será a participação direta da população do município. A escolha da letra do hino será submetida a uma livre, ampla e espontânea consulta popular e ao mesmo tempo definida por um corpo técnico de jurados. A votação popular (postos de votação espalhados pela cidade) pontuará 40% do total, ou seja, 40 pontos, e ao júri técnico caberá o restante de 60%, ou seja, 60 pontos da avaliação. A votação popular acontecerá de 17 a 21 de maio nas urnas espalhadas pela cidade. Todas as residências da cidade receberão livretos com cópia das letras concorrentes e cédula para votação, indicando local disponível para a escolha.
A letra deverá falar dos valores, da história, do povo, das belezas naturais, dos rios, da pesca, da economia, agricultura e tradições do município. A composição, para ser oficializada, não poderá ultrapassar o limite de 6 estrofes.
A obra vencedora receberá um prêmio de R$ 1 mil em troca da cessão dos direitos autorais.
A grande final do concurso acontecerá no dia 22 de maio de 2010, em local a ser oportunamente anunciado.
O novo hino deverá ser oficializado através de lei, cujo projeto deverá ser submetido à aprovação da Câmara de Vereadores de Campina do Monte Alegre e apresentado em sessão solene no final do ano após a inclusão de melodia, a ser realizada por profissional da área (podendo também ser realizado um concurso para escolha da melhor música, a critério do Poder Executivo).
Regulamento, fichas de inscrição e outras informações estarão disponíveis no Departamento Municipal de Cultura, Rua Rocha Miranda, 478, também pelo endereço eletrônico da Prefeitura, no site oficial do município, no endereço WWW.campinadomontealegre.sp.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3256-1226.

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