terça-feira, 16 de março de 2010
Zé Dito participa de congresso administrativo na Europa
Campina do Monte Alegre foi destaque na Europa, neste mês de março. José Benedito Ferreira, Zé Dito, integrou uma delegação de prefeitos brasileiros, que participou de um congresso na Alemanha e na Bélgica.
O evento, realizado entre 1º e 10 de março, teve como objetivo promover a integração de experiências realizadas entre chefes de Executivos brasileiros e alemães. A organização foi da Fundação Konrad Adenauer, que tem sede na própria Alemanha. A escolha dos membros da delegação brasileira esteve a cargo da ONG Oficina Municipal - Escola de Cidadania e Gestão Local. “O objetivo deste programa de estudos e intercâmbio é dar aos prefeitos brasileiros uma oportunidade para melhor conhecer o papel desempenhado pelos municípios da federação alemã, na sua atuação em áreas como a saúde, educação, planejamento urbano, gestão ambiental, desenvolvimento social e econômico regional, tendo em vista que a Alemanha é um país muito descentralizado do ponto de vista político, administrativo e tributário”, lembrou José Mario Brasiliense Carneiro, presidente da Oficina Municipal.
O Programa de Visita e Informação na República Federal da Alemanha é financiado pela própria fundação germânica. E, em 2010, foi voltado aos prefeitos escolhidos dos municípios do nordeste brasileiro e do Vale do Paranapanema.
No roteiro, visitas a prefeituras, a instituições governamentais estaduais e federais alemãs, bem como, da União Européia, ocasiões onde aconteceram conferências e encontros para intercâmbio de experiências e informações entre autoridades alemãs e prefeitos brasileiros.
Uma extensa agenda de trabalho abordou os mais variados temas de interesse administrativo, como estrutura política, administrativa e tributária da República Federal da Alemanha; sistema político parlamentarista, atribuições dos municípios e cidades livres, saúde, educação, assistência social, planejamento urbano e obras públicas, gestão ambiental e de recursos hídricos, desenvolvimento, tributação e gestão financeira, cotidiano administrativo das cidades germânicas em diferentes conglomerados populacionais, políticas de desenvolvimento regional sustentável, o papel do poder público, o papel da iniciativa privada e das agências de desenvolvimento, políticas de geração de emprego e renda, saneamento básico, abastecimento, destinação de resíduos sólidos, entre outros.
Além dos prefeitos convidados e da chefia da delegação, que esta a cargo da Oficina Municipal, dois tradutores estão acompanhando o grupo brasileiro.
Zé Dito creditou a viagem como uma experiência única e muito importante para adquirir novos conhecimentos e traçar paralelos entre as práticas de gestão adotadas no Brasil e na Alemanha. “Foi uma experiência muito enriquecedora. Pudemos conhecer a estrutura e a realidade de um país que tem mais de 1.500 anos de existência, mil anos a mais que o nosso. Justamente por isso, está à frente em muitas questões como desenvolvimento e qualidade de vida. Mesmo com realidades bem antagônicas é possível tirar boas sugestões que podem ser lapidadas, adequadas e aplicadas à nossa realidade”, finalizou o prefeito de Campina do Monte Alegre.