Durante todo dia, pais e responsáveis acompanharam seus filhos com até cinco anos de idade ao posto de saúde central, onde as doses foram ministradas. A novidade desta etapa esteve por conta da ampliação no número de bairros atendidos pela equipe volante que percorreu toda cidade, incluindo a zona rural, com a missão de ampliar a cobertura da campanha e facilitar o acesso a toda população. Ao todo, 15 pessoas, entre profissionais do setor de saúde e equipe de apoio, estiveram mobilizados para a campanha.
A responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Magda de Mattos Scripnic, lembrou que apesar de superar a meta de 95% de cobertura vacinal e ainda o número absoluto estimado de crianças com idade entre zero e cinco anos, as doses da Sabin continuam disponíveis por mais esta semana no posto central. “Estamos dando mais uma oportunidade para que as pessoas, que estiveram fora da cidade ou por algum motivo não puderam comparecer à unidade de saúde local, possam garantir a vacinação de seus filhos que é muitíssimo importante para a saúde de cada criança, bem como para a manutenção da erradicação da doença em nosso estado e pais”, argumentou.
Pelos dados oficiais da campanha foram imunizadas: 71 crianças com menos de um ano, 355 com idade entre 1 e 4 anos e 30 crianças com mais de cinco anos.
Vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite também estiveram disponíveis: mais uma boa oportunidade para que os pais pudessem atualizar as vacinas de seus filhos. Ao todo, 28 gestantes que estavam grávidas no ano passado também receberam as vacinas contra sarampo e rubéola, que não puderam ser ministradas durante o período de gestação.
O prefeito José Benedito Ferreira, Zé Dito, comemorou os resultados obtidos nesta campanha, que se estende a todas as ações de saúde preventiva realizadas pela Prefeitura de Campina do Monte Alegre, por meio de seu Departamento de Saúde. “Estamos muito satisfeitos porque a estratégia de ampliar o número de bairros atendidos pela equipe volante de vacinação funcionou muito bem, prova disso foi o aumento no número de crianças atendidas nesta segunda fase da campanha. Em junho, 382 doses foram ministradas, agora esse número passou para 426. Resultado que deve ser comemorado juntamente com os profissionais de saúde que se dedicaram de maneira especial a esta tarefa e aos pais que entenderam a importância de imunizar seus filhos”, comentou.
Mais informações sobre o prazo estendido para a vacinação contra a pólio, podem ser obtidos no posto de saúde central, que fica na rua Pia Gomes, 521, Centro, o telefone é (15) 3256-1338.