A abertura das atividades aconteceu no próprio dia 27, às 8h30, em plena Praça da Matriz, onde foram colocados stands das parceiras da Prefeitura de Campina na realização deste evento. “A idéia é que os alunos de rede pública de ensino pudessem fazer um passeio monitorado e educativo pelos vários stands a fim de que possam conhecer mais sobre o Rio Paranapanema e sobre as formas que temos para preservar esse patrimônio ecológico-natural não somente de nossa cidade, mas de toda nossa região”, explicou João Emilio de Almeida, articulador de Campina do Monte Alegre junto ao Projeto Município Verde Azul.
As exposições estiveram a cargo da VCP – Votorantim Celulose e Papel, Klabin, Polícia Ambiental, Guarda Municipal, CATI Microbacias, Diafer, Sabesp, Prefeitura Municipal de Angatuba, além da ONG Água, Terra e Ar. A escola de Dança Andréia Lima foi a responsável pelas apresentações artísticas do evento de abertura.
A programação tem continuidade neste sábado, 29, com a limpeza do Rio, que terá a participação da Companhia de Canoagem e de barqueiros de Campina. A saída está agendada, para as 8h, da Pousada da Gibinha e a chegada será no encontro dos rios Paranapanema e Itapetininga. No domingo, 30, também às 8h, a comitiva de barcos segue para o Distrito do Salto, com ações de limpeza, plantio de árvores nativas e reflorestamento da mata ciliar, além da soltura de alevinos.
O prefeito José Benedito Ferreira, Zé Dito, lembrou da importância da ação também como marco para a nova política ambiental do município. “Estamos unindo esforços, poder público, entidades não governamentais, empresariado, autarquias e institutos. Essa somatória contribui não somente com a representatividade da ação, mas também com melhores e mais profundos resultados na preservação do Rio Paranapanema que é cartão postal para o nosso município, gerador de renda, divisas, história e cultura para todo sudoeste paulista”, finalizou.
Em 2009, a Lei Estadual 10.488/1999, que criou o Dia do Rio Paranapanema, em 27 de agosto, completou 10 anos.