A construção da Praça de Exercícios do Idoso será possível graças a uma parceria do município com o Fundo Social de Solidariedade do Estado. O projeto foi criado com o objetivo de melhorar as condições físicas dos membros da melhor idade, disponibilizando equipamentos para trabalhos específicos.
Ao envelhecer, acontece uma séria de mudanças no organismo, entre as quais a fraqueza muscular nos membros inferiores, alteração do sistema de equilíbrio e reflexos, alteração da marcha e da preensão manual. Todos esses fatores contribuem, por exemplo, para a predisposição às quedas, que geram inúmeros problemas aos idosos. “A recorrência das quedas na população idosa acarreta restrições funcionais seguida de isolamento social, podendo piorar estado pré-existente, cardiovascular ou de depressão”, explica a presidente do Fundo Social do Estado, Mônica Serra.
No Brasil 32% das pessoas entre 65 e 74 anos já sofreram queda, cuja frequência aumenta com a idade. A queda representa a principal causa de morte por acidente na população idosa.
A Praça de Exercícios do Idoso compõe-se de cinco estações com placas auto-explicativas para a realização segura dos exercícios de prevenção, podendo ser ou não acompanhada por especialista do setor de esportes, facilitando assim o acesso da população. A estrutura contempla: estação de barras paralelas (facilita a marcha e melhora o equilíbrio), estação senta-levanta (fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento), estação rampa-escada (aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento), estação ergometria (melhora/mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas), estação placa giratória (melhora/mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço), estação escada para dedos (melhora/mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço).
O prefeito José Benedito Ferreira destacou a importância desse equipamento, que virá complementar as atividades semanais já realizadas com a melhor idade, no próprio lago. “Serão investidos R$ 15 mil nessa melhoria, que com certeza será revertida em melhor qualidade de vida para os nossos idosos, contribuindo pela melhora também das condições físicas e psicológicas desse segmento populacional tão importante para nossa cidade”, finalizou Zé Dito.