quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Zé Dito recebe prêmio entre os 50 melhores prefeitos do país




Entre os 50 melhores do país. Na semana passada, o prefeito José Benedito Ferreira foi contemplado com um dos mais importantes prêmios de gestão pública do país. No Rio de Janeiro, Zé Dito participou da solenidade de gala da premiação do Instituto Nacional Biosfesra e do Instituto Brasileiro de Estudos Especializados, que anualmente premiam os melhores chefes de executivos municipais a partir do quesito sustentabilidade urbana.
Conforme os organizadores do prêmio, três projetos foram fundamentais para inclusão do prefeito Zé Dito e consequentemente Campina do Monte Alegre no rol dos 50 melhores do Brasil. Foram lembrados: o programa de gestão pública implementado com foco na administração educadora, inclusiva, participativa e prestadora de serviços; a inclusão de alimentos orgânicos (que não possuem agrotóxicos) na merenda escolar, as ações ambientais que culminaram com o certificado Município Verde Azul, conferido à cerca de duas semanas pelo governo do estado de São Paulo, e finalmente o Censo Social que vem promovendo um estudo completo e profundo sobre a cidade e sua população. “É preciso ressaltar os significativos avanços econômicos, ambientais, sociais e culturais alcançado pela administração do município, contribuindo de forma marcante para a melhoria da qualidade de vida da sua população”, lembrou o presidente do conselho administrativo da Biosfera, professor Dorival Correia Bruni.
Zé Dito comemorou o fato e lembrou a importância do prêmio para consolidação da importância de Campina do Monte Alegre nos cenários nacional e estadual. “Somos um município pequeno porém muito bem organizado. Nossas ações estão ganhando repercussão e servindo de modelo para gestões de cidades importantes. Fatos como estes vem se repetindo e um prêmio, com essa importância, às vésperas do aniversário de 18 anos de nossa cidade, serve para consolidar nossa posição progressista e realizadora”, argumentou o prefeito.
Um dos destaques inerentes a esta premiação é a criteriosa seleção realizada pelas entidades organizadoras. A primeira etapa é constituída de pesquisas, específicas por estado, com formadores de opinião (dirigentes de clubes, associações, sindicatos, empresas, ONGs, órgãos públicos, universidades, escolas e igrejas, além de segmentos profissionais como advogados, jornalistas, médicos, engenheiros e outros. A segunda etapa, incluiu pesquisa a diversos veículos de comunicação, jornais, revistas, reportagens televisivas e internet. Depois disso, uma comissão selecionou os 50 melhores municípios e suas administrações sempre sob o enfoque da sustentabilidade.
O Instituto Biosfera atua há quase duas décadas como promotor de atividades ambientais, tendo ganhado visibilidade nacional como promotora da Rio 92, também conhecida como a ECO 92, Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que reuniu líderes mundiais dos quatro continentes para debates sobre preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável da economia global. O Biosfera tem como objetivo social a promoção de esforços, atividades e ações visando a compatibilização da conservação da natureza com o desenvolvimento econômico, social e cultural, a difusão da educação ambiental, do ecoturismo e dos ecoesportes nos diversos níveis e a promoção dos valores culturais das comunidades situadas nos diferentes ambientes naturais, de modo a abranger os mais variados segmentos da sociedade brasileira. Em 2010, a Biosfera organiza a 7ª edição do Seminário Binacional, em Lisboa, Portugal, no período entre 17 a 21 de maio.

Buscar no Site