terça-feira, 8 de setembro de 2009

Festa do Peão marca nova fase para o turismo no município


Imagine uma cidade jovem, com pouco mais de 6 mil habitantes, com economia predominantemente voltada à agricultura, que descobre-se - ou redescobre-se - através do turismo. Esta é Campina do Monte Alegre após o sucesso de sua 16ª Festa do Peão. Com estrutura e atrações dignas dos principais rodeios do estado, o evento entra para uma nova fase e pretende alçar novos vôos em 2010, quando o município completa 18 anos.
Os números são incontestáveis. A média de público superou as 15 mil pessoas por dia. O que permite dizer que a cidade triplicou sua população durante os 4 dias de festa. Hotéis e pousadas lotados, restaurantes concorridos, comércio aquecido graças à visita dos turistas que vieram de vários cantos do estado e até mesmo do Paraná. Nem mesmo a chuva, que insistiu em cair durante todos os dias do evento, mas poupou os horários dos shows e dos bretes, foi capaz de amedrontar ou afastar um público animado e claramente feliz com a promoção.
O cenário não poderia ser mais adequado. O Lago Municipal, que entrará também a partir de agora em seu segundo estágio de modernização, com a construção de um novo centro de eventos em substituição ao extinto quiosque, ganhou ares de cartão postal. As luzes, os fogos, o fluxo de pessoas passeando daqui pra lá e de lá pra cá, contribuíram para deixar um dos principais cartões postais da cidade ainda mais charmoso.
Esta nova fase da Festa do Peão de Campina do Monte Alegre deve-se um fato muito importante. O planejamento turístico da Prefeitura, que permitiu em 2009, pela primeira vez em sua história, uma parceria com o Ministério do Turismo para repasse de R$ 100 mil para custeio dos shows. “Levamos este planejamento a esse grande amigo de Campina e sua gente, que é o deputado Milton Monti. Ele não mediu esforços para intermediar esse contato junto ao Ministério e principalmente incluir essa emenda parlamentar”, lembrou exultante o prefeito José Benedito Ferreira, Zé Dito.
Já o deputado federal Milton Monti (PR-SP), que esteve presente ao evento ao lado do deputado estadual Edson Giriboni (PV), destacou o trabalho realizado pelo prefeito Zé Dito na construção de um projeto turístico que contemple a cidade e seus moradores. “Fica mais fácil quando a Prefeitura é bem estruturada, tem planejamento e sabe onde quer chegar. Essa festa é o pontapé inicial para uma nova fase. Os 18 anos de Campina do Monte Alegre serão marcados por um ciclo de obras, nunca antes vistas, baseadas na sustentabilidade e no progresso turístico”, lembrou o parlamentar.

Os shows
E as fãs? As fãs, como de costume, se deliciaram com os grandes nomes da música sertaneja. Na quinta, 3, Marciano trouxe grandes clássicos do cancioneiro caipira, que agrada as mais diversas gerações. Na sexta, 4, foi a vez da juventude de Hugo e Thiago que vivem uma nova etapa de suas carreiras, com uma das músicas tema da novela das 18h, da Rede Globo, “Paraíso”. No sábado, 5, foi vez do sudoeste paulista mostrar que tem viola também com a dupla prata da casa da região, Christian e Cristiano. E, encerrando as festividades, no domingo, 6, véspera de feriado municipal, foi a vez de todo carisma e do ritmo de palco eletrizante de Guilherme e Santiago. No show, uma novidade: um camarote sobre o próprio palco, ocupado por membros do fã clube da dupla de Campina do Monte Alegre e região. “Estamos muito felizes de estamos aqui nesta festa tão linda, com a arena totalmente lotada. Queremos parabenizar o prefeito Zé Dito pela iniciativa e agradecer o carinho dessa gente simpática, hospitaleira e educada, de uma cidade que tem alegria até no nome”, comentaram Guilherme e Santiago, durante o show, ao fazer a doação de um chapéu autografado, exclusivo da grife dos cantores, para ser leiloado pelo Fundo Social de Solidariedade para angariar recursos para as famílias atendidas pelos programas de seguridade social do município.

Buscar no Site