
A palestra, que teve explanações teóricas e exercícios práticos, aconteceu no Ginásio Municipal “Geraldinho”, na terça-feira, 15. Todo o efetivo da Guarda participou do evento.
Segundo o comandante Fonseca, a Guarda poderá presidir os cerimoniais de entrega de certificado de reservistas, em terceira categoria, que anteriormente eram realizadas por soldados do Tiro de Guerra de Itapetininga; além de formaturas escolares e desfiles cívicos. “Trata-se de um salto qualitativo para a nossa Guarda, que se tornou possível graças as instruções que realizamos todas as terças-feiras, às 19h, com exercícios de ordem unida, já que nossos homens não dispunham de qualquer formação militar”, complementou.
A Guarda já está adquirindo os pavilhões, talabartes e baldriês (espécies de cinturões utilizados para a condução das bandeiras.
O prefeito José Benedito Ferreira, Zé Dito, lembrou que o constante aprimoramento dos membros da Guarda Civil Municipal é de extrema importância para a cidade. “Nossos homens estão sendo capacitados não somente para proteger nosso patrimônio público, para auxiliar as polícias Civil e Militar como vêm fazendo e muito bem; mas também para representar a população de Campina do Monte Alegre em eventos cívicos dentro e fora da cidade”, argumentou.
A tenente Cardena também elogiou o trabalho do grupamento. “Os homens estão muito bem treinados, estando aptos a representar Campina do Monte Alegre em desfiles e solenidades em qualquer ponto do nosso estado”, definiu.
Além do comandante da Guarda, participaram da palestra, Getulio Donizete Correa (inspetor), Vinícius Bonani (sub-inspetor), Fábio Borges da Silva, Márcio Antunes Batista, Ari Soncin da Cruz, Mario Nascimento Neto, Luiz Alexandre Ferreira, Aguinaldo Daniel Caetano (todos GMs), e Izair de Jesus Lima (auxiliar da Guarda).