Os alunos desenvolveram diversas atividades relacionadas, com ênfase não somente na preservação, mas também no aproveitamento econômico do Rio. O objetivo, segundo o professor, Jacques Douglas de Barros, é que os alunos conheçam o Rio Paranapanema, através de disciplinas integradas tratando de aspectos como fauna, flora. “Mais do que uma lição de casa nossos alunos levam uma lição de vida”, argumentou o educador.
Uma das novidades foi a utilização de recursos áudio visuais, com materiais produzidos pelos próprios estudantes. A estratégia foi dispor de inovações tecnológicas para levar o Rio Paranapanema para dentro da escola, na forma de imagens e vídeos produzidos pelos próprios alunos que puderam ser contextualizados e discutidos em sala de aula. “Foi possível através dessas imagens e vídeos identificar regiões próximas às nascentes e avaliar aspectos referentes à nossa realidade, como a importância da preservação da mata ciliar e os impactos provocados pela utilização irresponsável dos recursos econômicos que o Rio nos proporciona”, lembrou o diretor de Educação do município, Pedro Rosa, que organizou a aplicação da temática juntamente com a coordenadora pedagógica da rede municipal, Amanda da Costa Biazini Thomé.
As crianças foram também estimuladas a produzir trabalhos voltados à literatura e às artes plásticas, sempre com a temática da preservação e utilização econômica sustentável do Paranapanema.
Um dos destaques foi a poesia escrita pela aluna Beatriz Santos, que ganhou menções especiais dos professores e foi elogiada pelos próprios colegas. No material, ela conclama a população a se unir para lutar em favor do rio, impedindo a poluição, desmatamento das reservas ciliares, além da pesca predatória. “Mais do que comemorar esta data festiva, queremos que nossos alunos despertem essa consciência ambiental, que permitirá que as atuais e futuras gerações cuidem desse patrimônio natural de Campina do Monte Alegre, do sudoeste paulista e de todo nosso estado”, argumentou o prefeito José Benedito Ferreira, Zé Dito.